segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A MÚSICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: Transformação e Arte.





A “educação” não se dá apenas em salas de aulas; a educação se dá nas ruas, em casa, no cotidiano. Negar este fato seria negar uma máxima que diz “ser o homem um eterno aprendiz”.Danie
l Vasconcellos Araújo


      A música pode ser utilizada pelo docente nas diferentes disciplinas. Podendo transformá-lo em objeto de pesquisa, fazendo com que os alunos pensem e reflitam sobre suas vidas através das letras musicais. Pois "a abordagem holística do conhecimento supõe a superação das disciplinas fragmentadas por meio da exigência de uma complementaridade entre as áreas do saber." (Aranha).  




MÚSICA, ARTE E AMOR

 Levamos em conta também que muitas letras musicais vem carregadas de experiências, vivenciadas ou contadas ao longo do proc

"Por isso, ela irá contar muito da história oculta do nosso país", memórias que de certa forma nos foi negada pela imposição da classe dominante. Que até pelo meio da força tentou calar a voz dos nossos músicos ( seres que se encontram inserido na história de nosso povo).

Essas coisas alteram nossas emoções e nossa mente, agem direto em nosso cérebro e modifica todos os sentimentos, nos trazem um imenso bem-estar e prazer.

              Música: definição, história e teoria.           

A música é uma forma de arte que constitui-se basicamente em combinar sons e silêncio seguindo ou não uma pré-organização ao longo do tempo. É uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias.



                A HISTÓRIA DA MÚSICA


A História da Música é um guia que nos permite descobrir a evolução da música como forma de linguagem e instrumento de comunicação até à verdadeira arte. Desde os primeiros instrumentos até às mais modernas técnicas de reproduzir o som, segue o percurso do que é hoje a música.
Para além do aspecto técnico, passará a conhecer as ideias, a sociedade, a história, a forma e os gêneros das mais diversas tradições musicais do Oriente e do Ocidente, da pré-história aos nossos dias. E claro, conhecerá também os maiores compositores, os melhores músicos e as obras mais célebre.



A música como metodologia de Ensino.

A busca por novas metodologias de ensino, principalmente no ensino de história, representa um desafio muito grande, uma vez que não se trata exclusivamente da seleção do tema e a posterior aplicação da metodologia. É preciso ter em mente o que se pretende alcançar com tal metodologia. 




Segundo Selva Guimarães Fonseca      
  Ao incorporar diferentes linguagens no processo de ensino de história, reconhecemos não só a estreita ligação entre os saberes escolares e a vida social, mas também a necessidade de (re)construirmos nosso conceito de ensino aprendizagem.




Música e Arte na Escola


      Não devemos trabalhar  a música como um conteúdo e sim como instrumento de trabalho ligado ao tema.   
      A música e a arte é um  desenvolvimento humano para crianças e adolescentes. A proposta educativa fundamenta-se no processo cognitivo, criativo e construtivo das linguagens artísticas, disponibilizando ao educando um ambiente pedagógico que permite a transformação e invenção da vida.
Escritores da Liberdade, filme dirigido por Richard Lagravenese, (EUA, 2007).


CUIDADOS QUE O PROFESSOR PRECISA TER AO USAR MÚSICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA


ž  CONSCIÊNCIA DO TEMA A SER TRABALHADO E DIAGNÓSTICO DA TURMA;

ž  VERIFICAR PERTINÊNCIA MÚSICAL COM O CONTEÚDO PROPOSTO;

ž  PLANEJAMENTO QUE PERMITA AO ALUNO DESENVOLVER ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DA LETRA DEFENDENDO-A, REBATENDO-A OU LHE ACRESCENTANDO ALGO;

ž  VERIFICAÇÃO DE RECURSOS AUDIO E/OU VISUAIS;

ž  AVALIAÇÃO CONSTANTE DA RECEPTIVIDADE DOS ALUNOS EM RELAÇÃO A ESSA FERRAMENTA DE TRABALHO.



A ARTE NO ENSINO DE HISTÓRIA

Quando visitamos os Museus, deparamos com muitas obras em telas, esculturas, entre outras, datadas de épocas remotas e que retratam a cultura de um determinado povo em um determinado período, possibilitando a nossa vivência  nos períodos históricos ali representados.



O quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo, também conhecido como Grito do Ipiranga, é o principal símbolo da proclamação da Independência do Brasil, que é comemorada em 7 de setembro. A imagem, no entanto, não é exatamente uma fotografia do momento em que D. Pedro 1º recebeu a carta que o deixou irado e o levou a pronunciar a famosa frase: “Independência ou Morte”.
 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Doze Profetas é um conjunto de esculturas em pedra sabão feitas entre 1795 a 1805 pelo artista Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho)  localizadas no município de Congonhas do Campo, mais precisamente no adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.


Equipe:
CLEOMICE DOS ANJOS NERY DE OLIVEIRA
 ILDEINARA  LIMA  ALVES DE MATOS
LAINE NASCIMENTO SOL POSTO  
NILVACY MOREIRA DOS SANTOS 
SANDRA CONCEIÇAO DE MOURA



 
REFERÊNCIAS
FONSECA, Selva2005). Didática e Prática de Ensino de História. Ed. Papirus Editora, 4ª Ed.
Disponível em: http://etapovodehistoria.blogspot.com/2009/06/musica-no-ensino-de-historia.html>  acesso em: 29 de setembro 2011

Disponível em: http://amsicanoensinodehistria.blogspot.com/ > acesso em: 29 de setembro 2011
Disponível em: http://fazendohistoriaatravesdamusica.blogspot.com/2009/06/musica-como-metodologia-de-ensino-busca.html > acesso em: 29 de setembro 2011





Nenhum comentário:

Postar um comentário